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Algumas pessoas pediram pra eu fazer esse post sobre Operations, mas como eu to indo na ordem dos roles que eu tive na Disney, esse vai ser sobre Quick Service Food and Baverage.
Quando eu fui aceita pra ir pro summer, sabia que ia como Quick Service, então já fui me preparando psicológicamente. Eu sabia que não era nada fácil. Eu tive uma roomate no ICP que tinha sido quick service no All Star, e via mais ou menos como era. O pessoal do All Star tinha horário fixo, ou eles trabalhavam de manha e acordavam à s 5h pra entrar as 6h, 6h30 ou eles trabalhavam a tarde/noite e saÃam as 1h30 da manha. Ou seja, sem PI pra eles, hehehe!!!
Por isso eu não queria cair em hotel de jeito nenhum!!! Mas como a Disney tinha dito que ninguém do Summer ia cair em hotel, fiquei mais tranqüila. Pouco antes de ir, como meu cast portal ainda tava funcionando, descobri que ia trabalhar no MK, mas ainda não sabia em que restaurante. Fiquei feliz porque o Doug também ia pro MK. Ele conseguiu descobrir que ia trabalhar no Pinochio`s, mas eu ainda não sabia. Tava torcendo pra cair na Bakery, que diziam ser o melhor Quick Service de todos!! Também queria ser ODF, que diziam ser bem legal (hoje dou Graças a Deus que não fui). Tinha medo de cair no Casey`s Corner e no Cosmic Rays, que são suuuper lotados.
Chegando lá, no dia do check-in, todo mundo recebeu um papel dizendo onde ia trabalhar. (aos futuros ICPs, o processo do summer foi diferente, no meu ICP eu não recebi nenhum papel dizendo onde ia trabalhar na hora do check-in). Maaas, como eu dou muita sorte, o meu papel veio escrito MAIN STREET NORTH, que podia ser Bakery ou Casey`s.
Quem acompanha esse blog já sabe que eu fui pro Casey`s né. Só porque eu não queria!! Mas tudo acontece por um motivo. No fim eu achei o Casey`s muito melhor do que os outros (pelos comentários que eu ouvia do pessoal que trabalhava em outros lugares), os managers eram ótimos, só tinha 1 que eu não gostava. Os colegas de trabalho também, a maioria era muito legal, tava com medo de ser uns porto-riquenhos e haitianos mal humorados que não falam inglês direito, como tem em vários restaurantes, mas eu dei sorte. Os poucos hispânicos que tinham lá eram muito legais, e os vários americanos também.
O treinamento durou só 2 dias. Eu não tive que fazer o traditions, porque o meu do ICP ainda tava válido, então foi só o treinamento no restaurante mesmo. Apesar de o trabalho ser muito fácil, eu fiquei bem assustada. No ICP eu tinha tido 3 semanas de treinamento e agora só 2 dias?? Sem contar que no ICP era só a treinadora e eu, agora era a treinadora e mais 4 trainees. O Casey`s eh muito pequeno, então muitas vezes a treinadora mostrava alguma coisa e eu não conseguia ver. Além disso, o sotaque dela era meio do interior dos EUA, bem nasal, era difÃcil entender. Boiei muito no treinamento, hahaha!!
Foto minha com a Alisson, que treinou comigo e virou minha amiga!
No 1º dia, pudemos experimentar tudo que vendia no Casey`s. Fiquei sabendo que em outros restaurantes o pessoal podia escolher só 1 coisa pra experimentar. Tudo bem que no Casey`s não vende muita coisa, né, só hot dog, batata frita e corn dog nuggets, que são uns nuguets de salsicha, brownie, craker jack (uma pipoca caramelada), e refrigerantes. Mas mesmo assim a treinadora deixou a gente pegar de tudo!! Comi o hot dog, que é uma delÃcia. Engraçado que no ICP eu tinha ido uma vez no Casey`s e não tinha gostado do cachorro quente de lá… porque eu fui comer achando que era igualzinho o do Brasil, e é bem diferente. Mas, quando eu fui trabalhar lá eu adorei. Talvez porque sentia aquele cheiro todo dia, sei lá. Comi também, um ou outro corn dog com queijo cheddar, e algumas batatas!! Não agüentei tudo, era muita coisa. O brownie eu levei pra casa.
Nesse 1º dia, a gente viu como funcionava a cozinha, como fazia os hot dogs, as batatas e os corn dog nugguets, o tempo que cada um tinha que ficar cozinhando, montamos os hot dogs (posição mais fácil de todas), e também montamos as batatas (igual no Mc Donald`s, a gente usava aquela “pá†pra por as batatas na caixinha – essa era a melhor posição de todas, mais fácil ate que a do hot dog.).
No final, nós fomos apresentados à pior parte: fechar o restaurante. Pra começar, o Casey`s fecha 40 minutos depois que o parque fecha, porque fica na Main Street. Depois que o restaurante fecha pros guests, a gente ainda tem que ficar mais umas 2 horas limpando tudo. Ou seja, quando o MK fechava as 11h, eu saia do Casey`s às 2h15. (A parte boa disso é que várias vezes eu começava as 18h, então tinha o dia livre). Mas isso não era o pior. A pior parte mesmo era ter que limpar tudo. E tinha que ficar tudo brilhando, porque depois um manager passa olhando todos os detalhes, com uma lanterna!! E se não tiver limpo direito, ele vai te mandar limpar de novo. E ninguém vai embora até que fique tudo limpinho.
Um dia que os managers deixaram quem fechou comer tudo à vontade… fizemos a festa!!
No 2º dia, nós ficamos no counter, ou seja no balcão. O sistema do Casey`s é diferente dos outros restaurantes. Nos outros, o guest faz o pedido para o caixa. Quando o caixa registra o pedido, sai a informação do pedido numa tela lá no balcão e na cozinha, geralmente tem uma pessoa só fazendo as bebidas, de acordo com o que ela vê na tela, outra só montando as bandejas e conferindo o cupom do guest com o cupom que saiu pra ela, enfim é mais automático. No Casey`s não, o guest faz o pedido pro filler, (quem monta a bandeja), o filler anota o pedido e sai pra pegar as coisas, faz a bebida e tudo. Enquanto isso o caixa cobra, tudo mais ou menos ao mesmo tempo. É difÃcil explicar aqui, só vendo mesmo. Eu não cheguei a trabalhar do outro jeito, mas acho melhor assim.
Nesse dia também ficamos no topping bar, que é onde ficam os condimentos, como catchup, mostarda, quejo cheddar, e umas coisas que os americanos adoravam por no hot dog, mas que eu nunca vi no Brasil, e ainda não descobri o nome deles em português. Em inglês é saurkraut, relish e spice relish. O queijo a gente tinha que cozinhar por 40 minutos antes de por no topping bar. SaÃa do forno super quente, e eu morria de medo de me queimar. Pegava a lata do queijo com umas 10 toalhas pra não ter perigo.
Aprendemos a fechar o counter e o topping bar. O counter é o menos chato, e o que dá pra fazer mais rápido. O topping bar também não era ruim, mas até pegar o jeito, eu sempre demorava, porque são 2 topping bars. O ruim mesmo no topping bar era limpar a maquininha que saÃa o katchup e a mostarda. Era meio nojento. Counter e topping bar eram as 2 unicas coisas que eu fechava sem reclamar muito. Mas mesmo assim eu odiava fechar. Me sentia a Cinderela, na cena em que ela fica lavando o chão do castelo. Ainda mais porque eu limpava tudo isso olhando praquele castelo lindo na minha frente. Eu realmente me sentia a Cinderela!!
Era bastante informação pra decorar em só 2 dias, porque no 3º dia um manager ia me fazer perguntas pra ver se eu passei no treinamento. Ah, e eu tinha day off logo depois do treinamento, e os outros treinees não tinham, então eu ia fazer o meu assessment com o manager sozinha!!
Ainda bem que eu peguei um manager bem legal, o Pat. Fui sincera com ele, falei que algumas coisas eu preferia mostrar como fazia, porque não saberia explicar direito em inglês, até porque eu não tinha decorado os nomes de tudo. Ele disse que não tinha problema, eu podia mostrar como fazer. Tive que decorar as 7 guidelines for guest service (todo treinamento tem isso), e o manager nem ia perguntar, mas aà a minha treinadora lembrou ele… que saco!! Eu lembrei de 5, e uma mulher da bakery que eu nem conhecia me ajudou nas outras duas, hehehe!! No assessment eu esqueci várias coisas, mas foi tranqüilo, passei.
Umas 2 semanas depois eu tive treinamento de caixa. Foi bem fácil, só 1 dia. Só de ver as outras pessoas mexendo na registradora já da pra aprender. A registradora é a MATRA, a mesma de merchandise, o que facilitou muito no meu treinamento de merchandise (falarei sobre isso no próximo post). Tivemos que aprender sobre o dinheiro americano, tipos de cartão de crédito e tal, mas como eu já tinha aprendido isso quando fui front desk (e front desk ainda foi muuuito mais complexo), foi super fácil. A única coisa chata é que a treinadora queria que a gente decorasse que presidente vai em qual nota de dólar. Po, pros americanos isso é fácil, eles conhecem o rosto do presidente, vêem a foto na nota de dólar e já associam ao nome. Mas pra gente é muito difÃcil, eu não fazia nem idéia de quem é quem. Claro que sei alguns nomes de presidentes americanos, mas não conheço o rosto dele, e pra mim era inútil decorar isso. A treinadora era muito legal, ela entendeu o nosso lado, mas disse que era obrigada a passar isso no treinamento.
No assessment de caixa, eu também dei sorte e peguei um manager legal. Já cheguei falando com ele “olha, me desculpa, mas eu não consegui decorar o nome dos presidentes americanos, eu não sou americana, então pra mim é um pouco mais difÃcil.â€
Pra minha alegria, ele respondeu: “pra que decorar nome de presidente americano?? Não precisa disso, é só você saber diferenciar as notas de 1, 5, 10, etc.â€
Ahh, fiquei bem mais feliz!! É obvio que eu sabia diferenciar as notas, né, mas saber nome de presidente era demais!!!
Eu gostava de ficar de caixa, era bem melhor que ficar de filler (no balcão, montando as bandejas). Mas chegou uma hora que os guests me irritavam, eles não são muito simpáticos quando tão morrendo de fome, a parada vai começar daqui a 5 minutos e o restaurante ta lotado. Então a minha posição preferida era ficar fazendo filler das batatas fritas. Eu também gostava de fritar as batatas, mas depois de um tempo meu pulso doÃa de ter que levantar aquelas fritadeiras com batata e com nuggets, que era mais pesado ainda. Graças a Deus não cheguei a ter tendinite, como a Carol teve, mas meu pulso doÃa mesmo, então eu sempre pedia pra me trocarem de posição.
Ainda bem que no Casey’s não tem a posição de Busser, que é ficar limpando as mesas. Até tem umas mesinhas ali na frente do Casey’s, mas quem limpava eram os custodials. Eu acho que não ia gostar muito de ficar limpando mesa.
Bom eu já falei do meu treinamento, o que eu fazia, agora vou dar a minha conclusão sobre o que eu achei de ser quick service. Não foi horrÃvel, mas pra mim que já tinha tido outro role e pude comparar, foi bem ruim. Eu sabia que não estava no melhor role de todos, e sabia que podia fazer coisa muito melhor. Por isso mesmo eu fiz o treinamento de merchan. Eu dei sorte com meus co-workers, mas o trabalho não era nada agradável. Fechar então era horrÃvel! Várias vezes eu cheguei em casa chorando. É suportável, mas não é maravilhoso. Isso porque eu trabahava em frente ao castelo e via wishes e parada todo dia. Se eu trabalhasse num hotel tenho certeza que teria sido muito pior!!!
Cheguei a pegar hora extra em outros quick services, alguns piores e outros melhores que o meu. Mas pegar hora extra é tranqüilo, porque você ta fazendo aquilo só um dia, não tem muita cobrança em cima de você. Recomendo fazer hora extra em quick service sim, até porque tem várias, e a maioria é sem treinamento. Mas pra ser o trabalho de todo dia é complicado.
É difÃcil ver alguém que adorou ser quick service. Ter adorado os colegas de trabalho é uma coisa, mas ninguém adora limpar mesa, fritar batata, entregar bandeja. Eu agradeço sempre por não ter sido quick service no ICP, porque com certeza meu programa teria sido diferente. Eu acho que não teria gostado tanto. A experiência no summer foi legal, super válida, aprendi muita coisa. Mas não voltaria pra quick service!! Bom, tem gente que gostou de quick e eu respeito. Mas uma coisa é verdade: quem já teve a oportunidade de ser quick e mais algum outro role (tem um parâmetro de comparação), sabe que quick não é lá essas coisas.
Mais infos sobre o meu treinamento no casey’s aqui
Bom, vou terminando esse post depois de 4 páginas do word. Ainda bem que vocês não acham ruim em posts grandes. Porque eu tenho uma séria dificuldade em escrever as coisas resumidas. Mas nesse eu sei que eu me superei. O de mechan com certeza nao vai ser tão grande.
Ahh, muito obrigada e muitos beijos pra Lili, Thales, Juliana, Gabby, Thiago, Marcelo, Edi, Mari e _____Fran, que foram os que comentaram no meu blog. Continuem comentando, adoro quando vocês comentam!!!!
E beijos aos outros que lêem também!!