Operations/Attractions

Carolina Hardman, Rock’n’Roller Coaster, MGM Studios - ICP 2005/2006

“Enfim, eu fui Attractions e AMEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIII não trocaria por nada! Trabalhei na MGM-Studios, no brinquedo que na minha humilde opinião é o melhor da Disney inteira, Rock’n’Roller Coaster feat. Aerosmith. Gente, e não há trabalho mais tranqüilo... é uma brisa, todas as posições eram facílimas, e o trabalho basicamente se resumia a Crowd Control, controlar a fila e quem entra ou não nela. Lá dentro tinham 15 posições diferentes, todas dentro de 2 rotações enormes, então você NUNCA se entedia do seu trabalho porque de 45 em 45 minutos você muda de posição, na rotação.

Lógico, como todas as posições tem o lado ruim, tem que aturar os guests que estão impacientes na fila ha 3 horas, agüentar eles reclamando que "EH UMA INJUSTICA ESSES FASTPASSES" (mas é de graça, e pra todos! pq simplesmente não usam fastpass também?), e nos brinquedos que tem altura mínima (na Coaster altura mínima é de 48 inches, ou 1,22 metros), agüentar os pais iradissimos que querem te agredir pq seus respectivos filhos esperaram o ano inteiro pra ir na montanha russa e chegando lá só faltava 1 centímetro pra eles alcançarem a altura (e absolutamente NAO pode deixar entrar). Mas depende tudo de como você leva, eu particularmente amava ate os lados negativos, me divertia muito com os guests grossos e ignorantes (alguns MUITO ignorantes.. explicar inúmeras vezes o que é uma montanha russa), então tudo depende de você levar seu trabalho numa boa! Realmente gente, a maioria do povo que foi Operations amou, então aconselho colocarem nas suas opções sim, se você gosta de MUITO guest interaction e adora trabalho fácil hahahaha.. e quando enchia o saco de conversar com guests, ficava sempre conversando com algum co-worker perto de mim!

 

Ana Elisa Gusso, The Tower of Terror, MGM Studios - ICP 2005/2006

"Pra trabalhar na Torre tem um treinamento relativamente longo: 4 dias e mais um pro assessment, que é o dia de "teste" pra ver se você pegou tudo. Tem a parte prática, que um treinador te acompanha por todas as posições, e depois a parte escrita, que é uma decoreba pura sobre a estrutura do prédio, onde ficam os extintores de incêndio, as saídas de emergência, enfim, vários detalhes, mas se esquecer algumas coisas não tem problema... Eu mesma esqueci um monte mas o treinador me passou e disse que eu fui muito bem! =)

E sim, existe gente que não passa. Um dos CPs que chegou mais tarde não passou no primeiro assessment, porque errou muita coisa na hora de abrir o brinquedo (antes de abrir, tem que segui uma checklist imensa, ir andar por andar vendo se tudo está no lugar, e também fazer uns procedimentos bem simples pra ligar o brinquedo). Ele teve que fazer mais um dia de treinamento e fez um novo assessment, e aí ele passou. Mas isso reflete bem o que a gente viu lá: os brasileiros dão um banho nos americanos!"

 

Cecília, Cirque du Solei, Downtown Disney - ICP 2005/2006

"Bem, eu era usher , responsável por: scanear os tickets, mostrar os lugares (o teatro é imensooo), ficar no elevador subindo e descendo, e durante o espetáculo ficar lá dentro observando se existem câmeras fotográficas ou filmadoras que são proibidas. A única parte chatinha é que temos que limpar o Cirque, o teatro, e o horário também pega, mas é bom para quem quer fazer hora extra de manhã. O horário variava, a entrada poderia ser a partir das 15h (e de meia em meia hora) até às 17h, e a saída sempre às 23:30. O treinamento era de 1 semana apenas e a semana de trabalho era de terça a sábado, sempre."

 

Ju Roten - Main Street daily Operations, Magic Kingdom - ICP2005/2006


Eu escolhi operations sem saber da opção de park greeter e PAC. Sim quando você faz um automaticamente você faz o outro, incluindo wristband, as pulseirinhas pros guest de resort da Disney que vão ficar aquelas horinhas a mais a noite, quando o parque fecha!
Quando eu li que era Main street daily operations eu só conseguia pensar no trenzinho que dá a volta no parque... E repetia pra mim mesma: não acredito que eu vou ficar naquele trem, não acredito!!!

Mas no fim não era o trenzinho (ufa), era uma posição maravilhosa, de muito contato com o publico, principalmente em PAC, que é a coisa mais gostosa pra se fazer naquele lugar; brincar com as crianças antes da parada começar e cuidar para que nenhum guest corra riscos durante a parada. É muito tranqüilo! Não existe parada de manha, portanto PAC não trabalha de manha! E fica até depois do wishes... e isso é relativo as vezes tem 2 paradas a noite então você fica ate depois da ultima parada. Nunca imaginei que fosse tão tranqüilo e gratificante, mas tem dias que é insuportável, semana entre natal e ano novo eu cheguei a ficar rouca e no dia 30/12 ouvi vários xingamentos!

Park greeter não é uma posição tão gratificante, afinal é onde os guests estão mais ansiosos para entrar ou sair do parque! Mas é sempre legal ver aquela criancinha encantada por chegar ao Magic Kingdom e querer ver o castelo, a casa do Mickey... Enfim é realmente mágico e a felicidade contagia!

Caroline Rodrigues Sales, Rock'n'Roller Coaster, MGM Studios, ICP 2005/2006

"Trabalhei na Rock'n'Roller Coaster, no MGM, e foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido!! Trabalhei junto com a Carol Hardman, que também deixou depoimento, mas pra mim não foi tão fácil quanto pra ela... Acho que dos 7 brasileiros que trabalharam na Coaster naquela época (galera muito show, éramos um grupo muito 10!!), eu certamente era a mais insegura. Primeiro porque sempre tive o sonho de ir pra Disney, mas comecei a assistir as palestras e fazer as entrevistas de curiosa, nunca acreditando seriamente que eu teria potencial pra ser selecionada, embora me esforçasse. Consegui, mas isso ainda não era suficiente pra eu achar que tiraria aquilo de letra.

Chegando lá, quando descobri que trabalharia na atração mais concorrida do parque (junto com a Tower) quase pirei!! Só pensava: com tanto carrossel, cinema 3d e atrações infantis, porque eu tinha que ficar na pior, com as maiores filas, problemas com Fastpass, discursos no microfone, e aquela maldita Launch Base, que é a mesa de controle da montanha-russa!! Passei maus bocados no começo, fiquei muito nervosa no assessment (embora tenha passado na primeira), achava que nunca ia conseguir desempenhar bem meu serviço e teria que desistir, pedir para mudar de atração.

Mas com o passar do tempo, fui me acalmando e vendo que não era tudo aquilo que eu imaginava... Passei a amar trabalhar na Coaster, principalmente porque tínhamos vantagens únicas como andar com as luzes todas acessas ou totalmente apagadas, dar uma volta sozinho na limo, furar totalmente a fila enquanto guest e ainda levar os amigos junto... Comecei a ter mais jogo de cintura nas situações em que eu não entendia direito o que um guest estava me perguntando, já não ficava mais constrangida e dava um jeito de conseguir ajudar mesmo que ele não conseguisse se expressar direito. Me adaptei ao serviço e não tinha mais medo de falar bobeira, falar errado ou não entender nada... se não entendia, perguntava e pronto!!

A melhor mensagem que eu posso deixar é essa: não desistam, nunca, porque a verdade é que nem tudo por lá é perfeito, existem dificuldades, momentos em que você simplesmente não quer trabalhar, certas funções que enchem o saco (às vezes passava o dia todo em pé, sem poder me apoiar em nada, morrendo de dores nos pés e ainda tinha turnos até às 2h da manhã) mas a magia Disney supera toda e qualquer dificuldade, e a experiência de ser um cast member é uma das melhores coisas que podemos viver, um aprendizado que fica pra sempre e pode ser aproveitado em qualquer área da nossa vida."

 

Josiane Santos, Rafiki`s Planet Watch, Animal Kingdom – ICP 04/05

Minha experiência com Operations/ Attractions, foi num lugar chamado Rafiki's Planet Watch, perto da região da África, no Disney's Animal Kingdom. Não sei se é verdade, mas me falaram que apenas 33% dos visitantes do DAK (que já não são muitos, se comparado com o Magic Kingdom, por exemplo), chegam a entrar nessa área do parque... Então vocês podem ter uma idéia de que ali era bem tranqüilo para se trabalhar...

Mesmo sendo um lugar isolado, esse lugar é grandinho e com muitas funções para serem realizadas. Atualmente, está um pouco diferente, mas na minha época (Nov/04-Jan/05), eu tinha as seguintes funções:

Pros Guests que nos visitam, a primeira pessoa que eles encontram é o PLATAFORM. Essa pessoa é a responsável de avisar o "conductor" (função de quem trabalha no Wild Life Express, o trem em si!) de quantas cadeiras de rodas ou ECVs vão embarcar, abrir a porta do trem pra quem chega, contar quantas pessoas decidem não sair do trem (e avisar o "photocell"), abrir as portas da plataforma para as pessoas poderem embarcar, fechar as portas do trem e dar sinal "clear" pro "conductor" e pro "engineer", para que o trem possa sair da estação... Parece muita coisa, mas normalmente é bem fácil... Só complicou mais na semana entre o Natal e o Ano Novo, ou num dia que um dos trens deu pau - normalmente são dois trens que chegam a cada 5 minutos na estação, nesse dia demorava mais que 10 minutos... Mas nada que um bom "team work" não resolvesse!!

Depois o Guest tem contato com o PRESHOW... Essa pessoa ajuda um pouco o "plataform", mas sua principal função é a de apresentar o espaço para o povo... Foi nessa posição que eu falei a primeira vez no microfone e depois surtei de nervosismo, hahaha!!
Vou mostrar um modelinho do meu discurso:

"Hello everyone, and welcome to Rafiki's Planet Watch... As you walk by you are going to see some cotton-top tamarins and at the end of the pathway you will find the Conservation Station Building!! Over there, you can listen to the Song of the Rainforest, see the Vet Clinic where real procedures happen, some reptiles, bugs and butterflies... And I heard some characteres like to hang out over there too, so get your camera and autograph book ready because you might be able to find Rafiki, Stanley and Pocahontas! And don't forget to visit the Affection Section, where you can pet the goats, ships and other cool animals!"

Mais ou menos isso, hehe!! Não pode dar certeza que os personagens vão estar lá porque vai que alguém tem uma dor de barriga e precisa ir embora... Se a gente fala que a pessoa vai ver a Poca e ela não esta lá, a gente acaba levando uma bronca enorme!!!!!!

http://www.fotolog.com/jpsantos193/13615060 (Rafiki and I - 2006 and 2001)

Se você leu e entendeu meu discurso do "preshow", vai ficar mais facil de entender as outras posições. A proxima é a CTT (cotton-top tamarim). Essa é uma das mais entendiantes, talvez a menos recompensadora... Nesse lugar, você fica esperando os Guests chegarem da estação do trem e tem que apresentar o ctt (sagüi) pra todo mundo... O problema é que a maioria das pessoas te ignora, e metade do tempo você fica sozinha com as moscas (e com os sagüis). Mas eu gostava de ficar lá, ali que aconteceu um dos meus melhores momentos como Cast Member:
Um rapaz estava voltando para a estação de trem num final de tarde meio frio e, nesse momento, os sagüis estavam ali, perto das grades (no frio, normalmente eles ficavam dentro das casinhas deles, então ninguém os via) e eu perguntei se ele tinha tido a chance de vê-los quando ele passou por ali na primeira vez, ele disse que não e gostou dos bichinhos... Eu perguntei se ele tinha visto o primo dos sagüis, o mico-leão-dourado, que ficava na parte de cima, perto do Conservation Station. Ele não tinha visto (poucas pessoas sabem que tem esse bicho lá, então ninguém vê nada de interessante no RPW), mas voltou para ver... E quando passou por mim de novo, agradeceu e disse que gostou muito!

Voltando as minhas funções... Eis meu discurso dos saguis: "Hi everyone, if you look on your right hand side you can see the cotton-top tamarins... They are from Colombia, South America. Cotton-top tamarins' bodies measure about 8 inches and their tails measure about 12 inches, but they are not used for hanging or climbing, they are just used for balance. They weight only one to one and a half pound! Here at Disney's Animal Kingdom they live about 20 years old, but in the wild we believe their lifespan is only 10 years. Those little monkeys are in dangerous now because of the illegal pet trading and the habitat descruction... Their forest is being cut down so people can grown sugar, coffee, chocolate and other products... You can help by contributing to conservation fund and buying environment friendly products, such as shade-grown coffee. And don't forget to see the Golden Lion Tamarin near the Conservation Station Building as well. And also choose your pets wisely. Cotton-top tamarins do not make good pets!"

A outra posição é a de GREETER... Essa pessoa é responsável de falar oi e tchau pra todo mundo e explica onde é a Affection Section, fala pras pessoas que tem muita coisa interessante dentro do prédio (porque muita gente acha que é loja ou restaurante e acaba nem entrando ali), mas o mais importante talvez seja pedir pra estacionar os carrinhos de bebê... Se o Greeter não faz isso, fica uma loucura com mil carrinhos pra lá e pra cá!!! Outra coisa fundamental é responder as perguntas... "Where's the restroom?" e "Can I walk to Asia from here?"... Banheiro, entrando à direita. Essa pergunta beleza!!! Agora a da Asia.... NÃO!!!!!! O único jeito de sair daqui é pegando o trem de volta!

Dentro do prédio acontecem várias atividades... E em todo lugar tem Cast Member ajudando os Guests e os Animal Keepers.. ANIMAL CAM... Nessa posição, eu ficava um tempo mofando, cuidando pra que ninguém subisse no palquinho ou entrasse no laguinho e, como em toda posição, tinha que manter a área limpa... Mas quando faltava um pouquinho pra hora cheia, eu tinha que ir nos bastidores ver se o Animal Keeper já estava pronto com o animalzinho e tinha que arrumar o palco pra eles... Às vezes, eles precisavam da mesinha, às vezes só do banco... Depois de arrumado, eu escoltava o keeper com o bichinho... Às vezes, era bicho que podia tocar, então tinha que segurar um potinho com álcool pra todo mundo lavar a mão depois... Às vezes, não podia tocar (todas as aves e alguns outros animais, como a raposa), então tinha que tomar cuidado pra que ninguém fosse embora do DAK com um pedaço do dedo mordido!! E, antes da "petting time", era contada uma historia sobre o animal, o que ele come, onde ele vive, porque está em perigo etc... Eu aprendi um monte de coisa que nem sonhava em aprender... Meus animais favoritos são: coruja, cobra, dragão barbudo entre outros.

Outras duas posições eram WLT e VET/HALL... As duas tomavam conta de um corredor que tinha mil coisas iradas... Primeira janela era um laboratório onde os veterinários mexiam no cocô dos animais pra pegar o hormônio e ver se alguém estava esperando bebê, se o bebê era macho ou fêmea etc, etc. Até teste pra ver se o anticoncepcional tinha efeito!! Animal também toma pílula! Enfim, e eu, do lado de fora da janelinha, tinha que mostrar os cocôs pros Guests.. Cocô de elefante, rinoceronte, hipopótamo e girafa... Eu amava essa posição!!!!! Cocô de girafa é tão pequenino que parece um Hershey Kiss (palavra dos Guests)!!!!!

http://www.fotolog.com/jpsantos193/18010884 (elephante's and hippo's poop)

http://www.fotolog.com/jpsantos193/13338390 (giraffe's poop)

Anyways, na segunda janela era onde acontecia a ação de verdade: A mesa cirúrgica... Toda manhã, tinha alguma coisa acontecendo ali dentro... Normalmente exames anuais, para ver se estava tudo bem com os bichinhos... Mas, às vezes, era coisa mais "séria", como um dia que abriram a barriga de uma tigresa para ver porque ela não parava de vomitar tudo o que comia.
Continuando no corredor, tinha a sala dos répteis... Dava pra ver cobras, tartarugas, jacarés (tão pequeninos que parecia de brinquedo), lagartos... Também tinha a sala dos insetos e aracnídeos e a sala das borboletas... As safadinhas tomam Gatorade, sabia??? Por último, a sala da Nutrição... Às vezes, ficava algum especialista ali mostrando as comidas dos animais... E eu vi uma menina comendo um "superworm", que é uma nheca nhequenta que o Simba come no filme Rei Leão...

Outra posição que existe em dias mais movimentados, é a RAINFOREST BOOTH... Dentro da CS, existem oito cabines que você entra pra ouvir "The Song of the Rainforest"... Muito legal... Um showzinho de 3, 4 minutos, apresentado pela Grandmother Willow da Pocahontas... Você entra, senta, aperta um botão e a luz diminui até apagar totalmente... Aí começa um sonzinho da floresta... Você ouve mosquito, onça, chuva, várias coisas bacanas, tudo em 3D... Parece que você está dentro da floresta mesmo... Mas nem tudo que é bom é para sempre... De repente, vem o homem com a serra-elétrica e tenta destruir tudo! Super triste, mas o show é bem legal!! Hahaha.. Enfim, nessa posição eu tinha que entrar nas cabines toda hora pra ver se os fones não estavam embaralhados, se ninguém tinha esquecido nada ali dentro (eita povo pra esquecer máquina e óculos!) etc.

Bem do lado das cabines, tinha a BIOFACTS TABLE... Uma mesa com várias informações de vários bichos... Precisei de um outro treinamento, que foi um mês depois de eu ter começado a trabalhar lá... Nessa mesa tem de tudo, crânios, penas, espinho de porco-espinho, ninhos etc... Como eu já falei que eu amo a coruja, vou falar um dos motivos: a pena dela é muito, mas MUITO macia... Por causa disso, quando elas voam elas não fazem barulho nenhum!!!! Outro fato que eu gosto é que já que os olhos delas são muito grandes, não sobra espaço para músculo ocular nenhum e elas não podem mexer os olhos.... Então elas precisam mexer muito mais o pescoço do que o ser humano... Elas usam os 14 ossinhos que elas têm pra mexer ate 270º, ou seja 3/4... Enquanto isso, tanto o homem quanto a girafa têm apenas 7 ossinhos no pescoço!! (Girafas não têm ossINHOS... e sim grandes ossos!!)

Essas são as funções indoors... Do lado de fora tem mais algumas.
Na Affection Section, existem duas posições: ELEPHANT WASH e AFFECTION INNER... As duas têm a mesma responsabilidade, basicamente: cuidar para que nenhum Guest traga comida, bebida ou papel para os animais (papel = comida pros bodes). Mas quem está no EW tem que convidar todo mundo pra entrar, pedir pra quem está de ECV transferir pra cadeira de roda, explicar que os dois elefantes funcionam, mas que um sai agua e o outro sai ar pra secar a mao (agora ali existem pias de verdade e não mais os elefantinhos-pia, que são simplesmente estátuas na estação de trem). E quem fica na AI tem que tirar as dúvidas dos Guests, falar sobre os animais, falar que as cabras naum estao grávidas, que a maioria é macho, aliás... Mas que eles sao barrigudos por causa de gás... Flatulência, isso mesmo!

Depois que todo mundo visitou tudo, tem que voltar pra África para continuar o belo dia no parque.. E o único jeito de voltar é pelo trem... Então lá fica a última posição... PHOTOCELL... Essa pessoa é a responsável de não lotar o trem... Ou seja, tem que contar quantas pessoas entram, quantas ficam no trem etc... Quando a luzinha vermelha acendia (sinal de que a capacidade estava quase sendo atingida), dava um medo... Mas eu nunca lotei trem nenhum, sempre pedia para os Guests esperarem na fila a tempo...

Esse foi meu trabalho em uma área desprezada do DAK, mas que eu gostei muito!!! Depois trabalhei mais 6 meses como Outdoor Foods no MGM/Studios e em julho de 2007 volto para trabalhar mais 6 meses na Disney, como Merchandise!!
Boa sorte para todos os futuros Cast Members!!!


(tirado de http://www.bloguitinho.blogger.com.br/2005_01_01_archive.html post do dia 25/01/2005)

 


   

Este site serve apenas para fins informativos, não sendo o site oficial para recrutamento para os programas da Disney. Procure a STB
Disclaimer: The site "Cast Member Brasil" is not maintained by, operated by or in any way controlled by the Walt Disney Company or by STB - Student Travel Bureau. Walt Disney World international college program is a trademark of The Walt Disney Company.

Fotos