Jul 11

Eu sei que eu demorei, mas essas ultimas semanas com provas finais na facul, vendo as coisas do site, fiquei sem tempo mesmo!! Como o post de Operations ficou muito grande, resolvi dividir ele em 3 partes: PAC, Buzz Complex, falando o que eu fazia e um mais genérico sobre breaks, rotações, e tal.

Já falei aqui no blog algumas vezes como funciona, mas vou falar de novo, agora com mais detalhes. Na verdade, não tem ninguém que tenha o role só de PAC. Quem é escalado para PAC são os Park Greeters e os Attractions.

A nossa área era do fim da Main Street até a ponte da tomorrowland. Ficamos organizando o pessoal antes da parada começar. Nós colocamos as cordas que definem onde os guests podem ficar e onde não podem e ali também é uma das áreas especiais pra cadeira de rodas (as outras são na Frontierland e na Main Street, lá perto da entrada, se não me engano). Ainda bem que nunca fiquei nessa posição, que é a única posição chata do PAC. Primeiro porque você não pode ficar brincando com as crianças antes da parada começar, você TEM que ficar ali não deixando os guests entrarem, e deixando só quem ta de cadeira de rodas passar. O ruim é que quando a família é muito grande eles ficam meio bravos, porque só podemos deixar entrar o cadeirante e mais 5 pessoas da família. Aí quando vem uma família de 10 e não podem entrar todos eles ficam bravos. Mas poxa, imagina se a gente deixasse entrar 10 guests pra cada cadeira de rodas, não ia dar!

Sem contar que sempre tem as cadeiras de rodas que chegam 5 minutos antes da parada começar e exigem ficar no lugar reservado pra eles. Só que a essa altura já não tem mais lugar, e eles não tem onde ficar. Eles ficam muito bravos, te xingam, e a gente se sente mal em não poder fazer nada, porque afinal a pessoa tem que ficar num lugar especial, senão não consegue ver nada. Mas por outro lado, também não é nossa culpa se o guest não chegou mais cedo. A gente sempre mandava eles procurarem um lugar na Main Street ou na Frontierland, mas sabíamos que lá também não teria. Enfim, não gostava dessa posição, me sentia mal nessas situações.

Mas fora isso, PAC era muito legal. Eu sempre ficava na posição “crosswalk”, era a que eu mais gostava. Era na passagem pra ponte da Tomorrowland, eu colocava as cordas ali isolando uma área em que os guests NÃO podiam ficar, era uma área de segurança caso algum character tivesse algum problema. E óbvio que eu ficava assistindo a parada dali, né, sem ninguém na minha frente, VIP Seat total, hahaha!!!

Mas nem sempre eu assistia a parada tranqüila. Muitos guests, principalmente as crianças, insistiam em ficar sentadas ali onde não podia. Tadinhas das crianças, eu ficava com pena, porque elas mal conseguiam ver em pé amontoadas no meio de tantos adultos, mas infelizmente não podia deixar mesmo. Quando tinham 2 pessoas no crosswalk era mais fácil controlar, mas quando eu tava sozinha nem sempre dava pra ver a parada tranqüila.

Também tinha que ficar atenta, na parada da noite, às pessoas que tavam filmando com aquelas filmadoras que tem luz, sabe? Não podia deixar, porque os carros da Spectromagic se guiam pelas luzes na frente deles, então essas luzes nas câmeras podiam confundir. Então eu tinha que olhar os guests do outro lado da rua, e se visse alguma filmadora com luz, eu chamava o cast member que tava do outro lado da rua com um barulho que os PACs fazem e apontar onde era. Tinha que ficar atento, porque se fosse o contrário, algum CM do outro lado da rua te chamasse e você tivesse viajando na parada, você leva bronca depois. Então, óbvio que dá pra assistir a parada numa boa, mas tem que prestar atenção em tudo à sua volta.

Outra posição super legal era o “cake”. Chamava assim porque a área que a gente isolava pra não deixar os guests entrarem parecia uma fatia de bolo. Quer dizer, não parecia muito, mas essa foi a explicação que me deram. Não fazia muito sentido, mas…. Essa área era ali no HUB, aquela parte onde fica a estátua do Walt Disney, sabem? O legal é que essa área a gente não isolava com cordas, e sim com fita crepe. Gastávamos quase um rolo todo por parada. Eu adorava colocar a fita lá. Eram sempre duas pessoas, um ia segurando e desenrolando o rolo e a outra ia pisando na fita crepe pra fixar ela no chão. (to começando a achar que esse post ta meio bobo, muito detalhista, não sei se deu pra entender o sistema da fita crepe. Mas dane-se).

Outra posição meio chatinha, que eu só peguei uma vez é o Chute. Não tenho a menor idéia de porque tem esse nome. É ruim porque mal dá pra assistir a parada, e temos que ficar ali em pé, não deixando os guests passar (o que os deixa muito bravos). Acho que é a posição que mais os guests reclamam.

Teve um dia que uma menina tava ali perto de mim chorando porque não ia conseguir ver nada, já que tava cheio de adultos na frente dela. Ela tava bem onde a parada faz a curva, saindo da Main Street e indo em direção à tomorrowland. Ela tava tentando ver de frente, e realmente seria impossível. Mas eu consegui trazer ela um pouco pra trás, falei pra ela virar de lado, assim ela consegui ver a parada ainda na Main Street. Fiquei ali com ela, acenando pros characters, e quando a Branca de Neve viu que eu tava ali com ela, foi até a menina, pegou na mão dela e mandou um beijo…. a menina ficou super feliz!!! (E a Branca de Neve foi a única character que teve a inteligência de perceber que se eu tava ali com a menina acenando pra ela é por que alguma coisa tinha acontecido.)

Bom, depois de colocar as cordas e fitas crepe isolando as áreas, nós ficávamos brincando ali com as crianças antes de a parada começar. Eu sempre brincava de bola ou bambolê. Aliás, sempre corria pra pegar o bambolê, senão ia sobrar pra eu bater a corda, hahaha!! A bola era legal, mas sempre tinham umas crianças sem noção que chutavam e isolavam a bola, às vezes acertavam outros guets… por isso sempre preferia o bambolê, mesmo!! Até porque eu sou péssima no bambolê, e as crianças achavam o máximo ganhar de mim.

Pouco antes da parada começar nós recolhemos tudo em mandamos as crianças se sentarem. A gente diz pra elas que a parada já vai começar, mas na verdade demora um pouquinho ainda, então as crianças ficam super impacientes e os pais mais ainda :p

Mas enfim, PAC é o dinheiro mais fácil de todos, hehehe!!! Em épocas de Natal, quando tem duas paradas à noite, é melhor ainda, porque o shift vai de 18h até meia noite mais ou menos, ou seja 6 horas que a gente ganha brincando!!!

E é um trabalho que todo mundo pode fazer, sempre tem horas extras de PAC no portal (o que eu não gostava muito no summer, porque muitas vezes nós não éramos escalados e davam os shifts de parada todos pros hora extra). No ICP eu peguei poucas vezes, porque sempre trabalhava à noite, então só dava pra pegar nos days off. Mas fiquem de olho no portal, porque essas são as horas extras que acabam mais rápido!!

Se alguem tiver duvidas, pode perguntar nos comentários que eu respondo nos próprios comentários!!

Beijos a todos!!

4,746 Responses

  1. brooona Says:

    aaaaaaah Ana, meeeu, deve ser muito divertido ser PAC!

    Ó duvida cruel!!!

    adorei o post!

    beejo

  2. Re Cost Says:

    Ahhhh deve ser muito bom PAC! E bem tranquilo!!!

    Imagino a carinha da menina que a branca de neve mandou beijo!! Amoo magical momments! hehe

    Bjoos

  3. Mon Says:

    Eu fui escalada pra fazer PAC no MGM uma vez q eu estava trabalhando no Animation Courtyard. Lá todo mundo pega PAC, até Merchan. Só na minha área fixa que não, só os ops pegavam.
    Nunca consegui hora extra de PAC no MK!! AH!! Preciso voltar, várias coisas muito vitais q eu não consegui fazer!!

    BJao

  4. Ale Gornatti Says:

    Eu fiz tomorrowland PAC praticamente o summer inteiro!!! Assim como Main Street PAC! Também fiz o Fantasyland PAC (um saco)!

    Aninha, esqueceu de falar dos problemas do chute… richas entre Tomorrowland Main street… lembra? no Main Street e chamavam de traídor pq trabalhava dos dois lados.

    Minha contribuição pro seu post:

    Então… eu era um dos que roubava os shifts da Aninha hehhe… passei por todas as posições e de conhecido já começaram a abusar da minha bondade! EU TIVE QUE BOTAR A MALDITA FITA CREPE SÓZINHO NUM DIA DE CHUVA! Sabe o que é isso?! arghhhhh!

    O segredo no PAC e principalmente no “chute” é ser firme ao pedir as coisas… no treinamento da main street eles dizem que é a única role do parque que pode até ser grosseiro com o guest…

    Mas resumindo… aconteceu de tudo comigo no Tomorrowland PAC: Segurei criança que saiu correndo no meio da parada (e não recebi fanatic card por isso), escalei árvore pra mandar guest desligar a luz da camera e descer de lá… Chamei a security pra me ajudar com guest teimoso… Rasguei a calça brincando com criança (sim rasguei a calça na frente de todo mundo… um rasgo enorme na bunda! uma guest chegou a falar que amou minhas boxers!)… Vi briga feia de marido e mulher no meio da parada e o cara querendo deixar o parque mas tava justamente no hub e eu não podia deixar ele passar… teve tbm uma cast member que não foi muito firme no hub… me chamou… fui lá e botei todo mundo pra trás da fita (com certeza me odiaram naquele dia, praticamente chamei todo mundo de cego e surdo… falei “pessoal… vcs não enxergaram a fita no chão e que ela falou pra ficar atrás dela?!”… eu tinha uma ferramenta muito útil no Tommorrowland PAC… uma lanterna de leds… muito bom pra chamar a atençao dos guests e mostrar as cordas e a fita pra eles…

    Teve um guest que ameaçou reclamar de mim no guest relations… daí disse que tinha anotado minha name tag (ALE)… Só pq ele queria levar a senhora de cadeira de rodas pro lugar onde a aninha falou que eles podem ficar… e eu disse “Sorry sir… too late for that”… a parada já havia começado nem dava pra cruzar o crosswalk… daí ele me ameaçou eu simplismente respondi “Be my guest…”… Já havia visto muito guest fazendo esse tipo de ameaça… até é comum com Character Attendant… elas avisam que o character tá indo embora e guest entra em desespero e apela pra esse tipo de coisa… tive uma attendant que segurou a name tag e soletrou o nome pro cara poder reclamar no guest relations… hehe muito engraçado… quando eles entendem que o guest nào tem razão ele agradam o guest mas não tomam nenhuma atitude quanto ao cast member… e minha name tag é ALE mas a Disney me conhece por Carlos então nem me preocupei…

    é isso… fica aqui minha contribuição com o post!

    Bjos Ana!

  5. Ana Novais Says:

    Mon, nao sabia que merchan do MGM pegava PAC também, bom saber!! E eu também preciso voltar, hahaha, mesmo tendo ido 2 vezes ainda tem muuuuita coisa que eu nao fiz!!!

    Aleeeee, brigadao pela contribuiçao, super util!!! Várias histórias mesmo, e falando do “chute” eu lembrei de uma vez no ICP que fiz hora extra de PAC na Main Street, me colocaram ali na frente do Casey`s, eu nao podia deixar ninguem ficar ali, porque era passagem pra quem tava saindo do parque… eu tava meio tímida, pedia toda educadinha pros guests sairem dali e eles nao saiam… até que uma PAC full time veio me dizer pra gritar com os guests, pra nao ter vergonha, que era pra ser grossa mesmo, que só assim eles saíriam… e foi o único jeito mesmo!!!!

    Pooo, Ale, botar fita crepe sozinho em dia de chuva é sacanagem mesmo…. podia trer me chamado pra eu pisar lá pra voce, hahahaha!!!

    Ahhhh, e o dia que voce rasgou a calça foi O MAIS ENGRAÇADO!!!!! Hahahahaha, queria muito ter visto a cena!!! Só lembro de voce chegando na breakroom, com aquela cara, meio com vergonha e mostrando o estrago, hahahaha, ri muito aquele dia!!!

    E realmente, voce pegava todas as horas extras da tomorrowland, te odiava por isso, hahaha!!! Nao me escalavam pra PAC pq vc ia lá e pegava a hora extra…..

    Aleee, brigadao pelo coment, ÓTIMA contribuiçao!!!!

  6. Fran Says:

    ______Ops….eu não tenho nada a acrescentar ao post. Rs! Mas vale dizer que eu gostei???

  7. Ana Novais Says:

    Aaahhh, Fran, claro que pode, eu adoro todos os comentários!!! Brigada, viu??

    ;)

  8. Doug Says:

    Eu tenho uma foto no meu celular da calça rasgada do ale :P so sad

  9. ANA Trabalhando na Disney » Blog Archive » Breaks, Rotações e outros Says:

    [...] O legal do treinamento é que tiramos breaks gigantes!! Quem nos treinou nesse 1º dia foi a Marie, uma haitiana que trabalha há 12 anos lá na tomorrowland, um amor de pessoa!! Depois do almoço fomos fazer PAC (Parade Audience Control), já que algumas vezes a gente também era escalado pra fazer PAC. (veja aqui o post de PAC) [...]

  10. Andrea Says:

    Ana, queria saber como você fez para fazer o summer?..como é em relação a faculdade etc?..

  11. Ana Novais Says:

    Andrea, logo que voltamos do ICP, em fevereiro de 2006, a Disney mandou um email perguntando quem queria voltar pra lá por 6 meses, de maio a novembro. Dos que mstraram interesse a Disney selecionou alguns, segundo um critério louco que ninguem sabe qual foi. Algumas pessoas já eram formadas, mas eu tranquei a faculdade pra ir, porque era de maio a novembro. Outros conseguiram embarcar mais tarde, em Junho, e ai terminaram o semestre e trancaram o segundo.

    Mas esse programa infelizmente nao teve em 2007 e ninguem sabe se vai ter nos proximos anos.

    Beijos!!